A ABPF presta uma gama muito grande de serviços à sociedade. Dentre eles citamos os serviços para:
Visitantes – criação e manutenção de museus ferroviários e viagens em trens históricos cuidadosamente restaurados de acordo com suas características originais. Durante a viagem, monitores especialmente treinados falam sobre a história da ferrovia, do trajeto em questão e da ABPF.
Administração Pública – O status de OSCIP da ABPF permite a realização de convênios com entes da administração pública para a realização de consultoria sobre preservação ferroviária (estudo de viabilidade de implantação de trens históricos e turísticos, por exemplo) e restauração e operação de locomotivas, carros, vagões, estações e demais instalações ferroviárias fixas ou móveis. Alguns dos projetos mais recentes incluem:
- Ministério dos Transportes: Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e de Gestão visando a reativação da EF Madeira Mamoré em Porto Velho-RO.
- Prefeitura de Petrópolis-RJ: Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica visando a reativação da E.F. Príncipe do Grão Pará.
- Prefeitura de Monte Alegre do Sul-SP: restauração de locomotiva a vapor
- Prefeitura de Viana-ES: Estudo de Viabilidade Técnica para implantação do Trem das Montanhas e do Trem do Parque do Imperador.
- Prefeitura de Conceição da Barra-ES: Estudo de Viabilidade Técnica para a implantação de ferrovia turístico-cultural e restauração de locomotiva a vapor.
- Prefeitura de São Carlos-SP: Estudo de Viabilidade Técnica para a implantação de trem turístico e bonde turístico.
Interessados em Preservação Ferroviária: a ABPF coleta equipamentos e documentos que retratam a história ferroviária do Brasil. Os equipamentos são restaurados de acordo com características originais e são abrigados em nossos museus.
Como fruto de seu trabalho desde 1977, a ABPF pode enumerar algumas de suas realizações:
- A Estrada de Ferro do Vale do Bom Jesus foi operada pela ABPF de 1991 a 1997 a em convênio com a Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo, ligando os municípios de Pedregulho-SP a Rifaina-SP num total de 33,5 km de extensão com tração a vapor, atravessando grande parte do Parque Ecológico de Furnas do Bom Jesus, sendo uma das mais belas paisagens do estado.
- Campanha nacional pela não erradicação da Estrada de Ferro Oeste de Minas, sediada em São João Del Rei, que além de bem sucedida provocou a criação do programa PRESERFE, do Ministério dos Transportes, que preservou os 10 km da ferrovia entre São João Del Rei e Tiradentes e criou diversos museus ferroviários em todo o Brasil.
- Iniciativa e participação em ação de caráter nacional para o salvamento e recuperação da Estrada de Ferro Madeira - Mamoré (RO), depois tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) do Ministério da Cultura.
- Pedido de Tombamento da Estrada de Ferro Perus- Pirapora (SP) e elaboração de projeto para transformação em ferrovia histórica e turística, assessoria ao Condephaat para os estudos de tombamento, homologado em 1987.
- Operaçãodo do único sistema funicular ferroviário do mundo, entre o 5º e 4º patamares da São Paulo Railway na Serra do Mar, em Paranapiacaba, de 1986 a 1992.
- Iniciativa de restauração da locomotiva a vapor n. 353 da antiga E.F. Central do Brasil, em 1982, transformada no símbolo da R.F.F.S.A. e realização de várias excursões ferroviárias com essa locomotiva, partindo da Estação da Luz, em São Paulo. Depois de vários anos, em 1997 foi cedida a ABPF.
- Organização de excursões e viagens de estudos a locais de interesse, abertas ao público.
- Campanha permanente de promoção do patrimônio histórico ferroviário brasileiro.
- Convênio firmado com a RFFSA e PROFAC (Programa Ferroviário de Ação Cultural), para a implantação de Centros Culturais Ferroviários, funcionando em Barbacena-MG, Itacuruça-RJ e Santos Dumont - MG.
- Convênios com a RFFSA para a preservação de material rodante e estações de valor histórico.
- Contrato com a Estrada de Ferro Campos do Jordão para a implantação de trem com tração a vapor, na parte plana da Estrada, bem como treinamento para operação de locomotiva a vapor, nos anos de 1993 e 1994.
- Implantação do trem histórico a vapor na cidade de Cruzeiro-SP, até Rufino de Almeida, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro e RFFSA. Este trem operou de 2/10/1997 a 6/12/2001.
- Condução do Trem Presidencial realizado em quatro de julho de 1997, por ocasião da inauguração do contorno ferroviário da cidade de Curvelo-MG. Este trem foi tracionado pela locomotiva n. 1424, da antiga E. F. Central do Brasil e quatro carros de passageiros, em madeira. A ABPF, operou esse trem por solicitação da RFFSA.
- Trabalhando com o apoio de seus associados espalhados entre as Regionais da Associação, e de diversas entidades governamentais e empresas particulares, a ABPF tem conseguido contribuir para o conhecimento da história da nossa sociedade e cultura, bem como das técnicas e tradições nacionais ligadas ao setor ferroviário, promovendo a formação de uma consciência preservadora, fruto da compreensão do valor do patrimônio cultural em geral e do patrimônio ferroviário em particular.
Um destes vagões acima citados esta em Rio Negrinho-SC, na regional da ABPF-SC, muito bonito, sendousado por dois presidentes, o Getulio Vargas, e o Fernando Henrique.
ResponderExcluir