segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Situação preocupante da locomotiva 42 de Cruz Alta.

A locomotiva 42 de Cruz Alta é uma locomotiva centenária. Fabricada em 1911, veio da Inglaterra para o Rio Grande do Sul tracionar trens na antiga BGS (Brazil Great Southern), ferrovia que operava entre Itaqui e Barra do Quaraí. Desse modelo, só vieram duas. A 42, que está em Cruz Alta, e a 43 que não se sabe o fim que teve. É uma pequena loco-tanque de rodagem Pacific. Muito bonita. Só que essa máquina, única no país, está deteriorando devido à exposição ao tempo. Está a céu aberto desde que foi colocada como monumento, só que a deterioração e ferrugem estão avançando mais e a cada dia mais rápido.
Locomotiva 42, localizada junto à estação antiga de Cruz Alta

A idéia para o momento, é fazer pelo menos, uma cobertura para protegê-la da ação direta da chuva e de outras intempéries. Se a corrosão continuar avançando, muito em breve ela se tornará irrecuperável. Não queremos que se repita aqui a história da Le Meuse de Novo Hamburgo, que deteriorou tando no seu tempo de exposição como monumento, que não teve mais recuperação, e acabou cortada e vendida como sucata alguns anos atrás. Essa é uma locomotiva importante, tanto pelo fato de ser única, como pelo fato de seu valor histórico à memória ferroviária Rio-grandense. Poucas locomotivas do tempo da VFRGS sobreviveram até hoje. A 42 é uma das poucas restantes.
Essa é apenas uma das partes corroídas da locomotiva

Se conseguirmos uma cobertura para ela, até que se consiga fazer algo mais complexo a respeito, já será importante para a preservação dessa máquina. Se continuar assim, em breve não terá mais recuperação. Vamos evitar a perda de mais um material de importante valor histórico para o nosso estado e tomar medidas para tentar salvar essa bela inglesa de apodrecer ao tempo

3 comentários:

  1. Eu me lembro do dia em que essa locomotiva saiu da frente do quartel e foi para a frente da estação. Veio em cima de uma carreta com batedores e para desce-la, uma locomotiva a diesel ajudou a tracioná-la no local onde se encontra. Ela passou por uma grande reforma com a substituição das chapas podres e foi pintada com um fundo anticorrosivo e em seguida com a cor que se vê hoje. Tudo isso para servir de monumento em comemoração aos cem anos da ferrovia em Cruz Alta. Veio uma locomotiva a vapor que faz o trajeto turístico em Bento Gonçalves para levar as pessoas em um passeio de trem comemorativo a data. Foi interessante quando se ligou uma mangueira de ar de uma locomotiva a diesel no apito da 42 e esta junto com a maria-fumaça de Bento apitaram para as pessoas que presenciaram a inauguração. Uma pena que ela esteja abandonada e um pouco escondida da população. É a triste realidade da preservação do patrimônio histórico no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. E uma pena eu moro em cruz alta e sempre ouvi historia fantasticas dessa locomotiva e seria muito bom se um dia eu pudesse escutar o apito que todos falam soar novamente na cidade quem sabe um dia conseguimos botar essa velha senhora a ativa de novo

    ResponderExcluir
  3. Eu morava em Cruz Alta, residi 16 anos, consegui a planta detalhada desta locomotiva, resolvi criar um projeto para restaurá-la e consequentemente colocá-la a rodar novamente, mas infelizmente o governo municipal disse na época ser incabível. Fui mais um que tentou levantar a história de Cruz Alta!!1

    ResponderExcluir