segunda-feira, 20 de junho de 2011

A Cabine Elétrica de Cruz Alta


Pra quem não sabe, o pátio ferroviário de Cruz Alta foi o único no estado a ter AMVs (chaves) elétricos no estado do Rio Grande do Sul. Apesar deste sistema ter sido desativado há muito tempo, sua cabine ainda permanece no pátio. Mesmo depois de ter sido incendiada, vandalizada e saqueada, a cabine mantém sua estrutura  e nos dá uma idéia de como era no passado. 

Aparência externa da cabine atualmente

Pesquisando sobre ela juntamente com amigos do Arquivo Histórico Municipal de Cruz Alta, da ABPF e da ALL, descobrimos características singulares, e um sistema de operação único, chamado bloqueio Bertacin.
Esse sistema foi inaugurado pela E. F. Sorocabana  em 1931 dez cabines no trecho São Paulo-Domingos de Morais,e foi  invenção do Eng. Heitor Bertacin; o invento já havia sido submetido a demorados estudos e experiências, que haviam comprovado sua eficiência e segurança. Consistia em um sistema eletro-mecânico com interligação e intertravamento recíproco de chaves,sinais,cancelas e aparelhos de manobra nas cabines, impedindo o acionamento indevido de qualquer elemento. Todo o conjunto era de projeto e construção inteiramente nacionais. Em janeiro de 1936 o Ministro da Viação recomendou a várias estradas de ferro que adotassem de preferência o bloqueio Bertacin, entre as quais a E.F. Central do Brasil, a E.F. Noroeste do Brasil e a Rede de Viação Cearense.

O bloqueio Bertacin é um conjunto de mecanismo elétrico que bloqueia o trem em determinado percurso, dirigido em harmônica relação, pela cabine do trecho em que ele está. As cabines entram em relação entre si para a passagem de um trecho a outro e este serviço com o de pátios é feito com máxima segurança. O manejo das alavancas para acionar as agulhas, discos, ferrolhos, fechaduras e semáforos é mais ou menos o adotado na Europa e América, ou seja, uma agulha aberta para certo desvio, impede, por meio de quadro de travamento, chamado interlocking que venha a franco um sinal ou disco contrário e bem assim, tendo linha livre para um trem, impede que o cabineiro abra um travessão ou desvio correspondente aquela via. As chaves de ponta são munidas de ferrolho e contratrava impedindo que o cabineiro possa mover a alavanca.por outro lado os próprios freios das rodas da locomotiva impedem e travam as alavancas de per si e automaticamente os mesmos aferrolham as agulhas.

A contratrava por sua vez limita-se a aferrolhoar a chave na posição certa, correspondente a cada sinal de estrada, sendo que cada agulha é protegida por um ou mais discos conforme a manobra a se fazer. As cancelas também são aferrolhoadas automaticamente com campainha para avisar o público sendo que este sistema trabalha automaticamente bem como os faróis. Este conjunto só ficará livre depois da passagem do trem. Afinal é o próprio comboio que por si dá licença ou impede o manejo das chaves conforme o caso. As cabinas pois conjugadas desse modo com o bloco mantém o serviço absolutamente seguro no pátio de manobras garantindo uma perfeita entrada ou saída das estações de qualquer trem.

Heitor Bertacin foi casado com Maria Isaura Ribeiro filha do coronel Diogo Martins Ribeiro (1848-1932). Pelo Decreto 13.128/1943 de 05/08/1943 o presidente Getúlio Vargas autorizou Heitor Bertacin a pesquisar dolomita no município de Prainha, São Paulo.
Depois de analisarmos a cabine, apesar do pouco dela que restou, chegamos à conclusão de que ela fugia ao padrão das outras cabines elétricas do país. Não utilizava contrapesos e contatos eletromecânicos, e sim cabos acionados eletricamente. Suas alavancas se localizavam em uma “mesa”, diferente das alavancas convencionais, no chão. O painel, um dos poucos itens que resistiu ao incêndio e ao vandalismo, nos dá uma idéia do “layout” do pátio no passado. Essa cabine, pelo que consta, data de 1944. 
No momento, estamos pesquisando e tentando encontrar referências e fotos desta cabine para que possamos fazer uma reconstrução da sua aparência original e sistema de operação. 


Daiane Kowaleski na mesa de controles

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